domingo, 16 de novembro de 2008

A jornada do herói

A jornada do herói é uma epopéia considerável,uma jornada de um herói rumo à maturidade,à gênese transformadora de mero neófito em guerreiro de imensa grandeza. Aquele que desafia os deuses e os mortais numa contenda suicida apenas para manter em si mesmo o controle de sua persona.Porém a mitológica história nada mais é do que uma metáfora sobre diversos confrontos que nós,enquanto buscadores,travamos infantes rumo ao final da jornada.
Sempre iniciamos a jornada meio como loucos infantilóides,trazendo no bojo de nossas ações espontaneidade,criatividade e um boa dose determinação cega.Não nos preocupamos com o fracasso,pois esse início é sempre uma criança inocente,que não cogita o fracasso.Dado esse primeiro passo,as estruturas maternas e paternas se fazem presentes.Procuramos a aprovação dos pais ou semelhantes,para que nossa jornada se estruture em termos masculinos e femininos,o céu e a terra,razão e emoção.Nessa fundamental etapa podemos nos sentir despreparados se uma das estruturas falhar ou se fizer ausente.
Durante o percursso vacilamos,nos sentimos em dúvida,as estradas se bifurcam e muitas vezes não vemos a luz no fim do túnel. Nosso juízo de valores pode achar impossível que a jornada termine e tendemos a destruir nossos valores."Morremos"um pouco para ressurgimos renovados,com novo ânimo,desde que vislumbremos a aurora do sucesso.Passamos por um julgamento de nossas ações,que refletem até que ponto foi justa a chegada até esse ponto,sentimos esperança e temor de que nada tenha sido em vão. O fim da jornada chega,o resultado é alcançado e então recomeçamos novamente a batalha,iluminado instante de loucura criativa e estimulante,para nos lançarmos em outra jornada heróica,com o frescor revigorante da busca.

Nenhum comentário: