segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Um acorde,um delírio

Não é segredo para ninguém que a música popular brasileira é uma das mais ricas, tanto harmonicamente, como na sua contundente poesia, representada por grandes nomes como Chico, Vinícus, Tom, Daniel Ramos. Mas nesse post vamos tratar de um segmento da MPB que é muito pouco focado, porém todos nós, uma vez ou outra, nos pegamos cantarolando essas gloriosas pérolas, que aqui vamos chamar de" um acorde, um delírio!"
Como ja foi dito, a lingua portuguesa é uma fonte inesgotável para o talento de nossos compositores, e alguns deles se aproveitam dela para criar canções inesquecíveis, daquelas que você apenas ouve a primeira nota da introdução, e antes que o cantor inicie já estamos em catarse total. Fiz então uma lista de algumas dessas canções, que tem por capacidade arrancar aquele grito de euforia, preso pelo nosso dia-a-dia, mas que só a nossa boa e velha música e popular pode fazer por nós. Vamos a elas:
Maravilhosa(Ivan Lins)
Essa é sem dúvida a que mais estampa o tema desse post. Com certeza, ao ouvir os primeiros acordes, até aquele paciente em coma, no décimo andar da santa casa de saúde, balbucia algo como:
"QUERO...(gritos, fusuê, aplausos efusivos, calcinhas atiradas ao palco...) SUA RISADA MAIS GOSTOSA
E ESSE SEU JEITO DE ACHAR,QUE A VIDA PODE SER MARAVILHOSA..."
Brincar de viver(Guilherme Arantes)
Outro grande exemplo dessa categoria que podemos incluir nessa lista. Parece que os pianistas tem uma certa tendência a criar grande introduções para suas canções, e nosso amigo Guilherminho não foge a regra:
"QUEM ME CHAMOU(e começa a grande onda de alegria e o lugar se incendeia, e até o hipertenso na segunda fila sente umas pontadas...)
"QUEM VAI QUERER VOLTAR PRO NINHO, REDESCOBRIR SEU VIVER...."
Oceano( Djavan)
Nosso bom e velho amigo Djavan também produziu suas pérolas delirantes, e essa, além de ser um dos seus maiores sucessos, fecha maravilhosamente o ciclo do "um acorde,um delírio"
"ASSIM( os aplausos e gritos agora atingem 140 decibéis e o hipertenso na segunda ja sente uma adaga de fogo lhe atear o peito)
"QUE O DIA AMANHECEU, NO MAR ALTO DA PAIXÃO
DAVA PRA VER, O TEMPO RUIR..."

Um comentário:

Adriana disse...

Hahaha, verdade absoluta.
Outra musica que eu acho que também causa efeito parecido é "Como nossos pais". Pode ser a versão do Markinhos Moura, a galera(e eu tbm)atinge o nirvana quando ouve: "nãoquerolhefalameugrandeamooorr"

E pode me incluir na lista de delirantes em Oceano. Fora que eu me sinto "A" cantora com essa musica, hehehe.