quarta-feira, 4 de março de 2009

Por uma aula de semiótica menos medíocre


por Cristiane Senn


Sabe, podia ter ficado em casa (escrevendo inclusive), mas fui pra faculdade (que já é a segunda da minha vida, fator agravante da sensação de tédio) e não pude deixar de ouvir das piores aulas que já tive na vida, além de não me restar tempo de escrever algo decente. Por isso, resolvi transcrever aqui as anotações feitas pra não dormir e pra fazer valer a tinta da caneta preta faber fix ponta fina de R$ 0,50.


03.03.2009

- ele vai ficar explicando o que é teoria da comunicação daquele jeitinho mala de ser que a gente já conhece. pior professor de todos os tempos, nada pra fazer, que sono, vou ficar anotando as pérolas


- Lari, “em sociologia a teoria é mais importante do que a prática”?* Não.

PORRADA ENTÃO!


TEORIA - THEOROS – VER


- ÓTIMO MOMENTO para rever os estudos de teoria da comunicação de anos atrás, e aqueles esquemas de análise da imagem tipo martine joly, vilem flusser, etc. (por conta, né)


- “é importante que vocês saibam fazer MAPAS” - hã?

a Ana riu**, eu também.


- vale pela etimologia



- “se for sempre ortodoxo, será um bom trabalho? obviamente que não”

er, depende (daquilo em que você acredita. acho.)


- “bla bla bla BORDERLINE [...] o BBB é meio borderline [...] aquele filme LIMITE do Mário Peixoto fala exatamente sobre os usos do borderline”

ok, jesusamadinho


- impressionante a paciência das pessoas de participar e discutir de aulas como essas. olha. sinceramente.


- O QUE É COMUNICAÇÃO? A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR!

ler Foucault, José Rodrigues dos Santos, Umberto Eco, Faraco, Bakhtin, Benjamin

será que ele já leu? vou indicar, RISOS


- quanto mais eu vejo gente assim ^, mais me convenço de que o grande lance é JAMAIS parar de se questionar, pra não sair por aí dando conceitos bobos das coisas


- reler o mcluhan também, pq não?

ele não sabe explicar mesmo


- TÁ EXPLICANDO O QUE É ‘AFORISMO’


- TÁ EXPLICANDO O QUE É ‘PLATÔNICO’


- ah, isso ele ta certo, só esqueceu de dizer que o filme bem adaptado é o que aproveita melhor o que a obra possui /propõe, independente de ‘fidelidade’ de fatos


- ih, já ta repetindo etimologias


- nem ele agüenta, ta desenhando também.

na verdade tá desenhando uma flor, pra mostrar que a imagem da flor é um signo diferente da palavra 'flor'. altas 9dade.


- PIRANDELLO KD VC


- “o pessoal de cinema tem muito mais complicação pra resolver que o de letras, que trabalha só com uma linguagem”

MEUDEUS CALABOCA


- e mais asneira de psicanálise.


- S.U.R.D.O.


- disse que existe uma GRAMÁTICA AUDIOVISUAL, assim como Guimarães Rosa e Paulo Coelho compartilham de uma verbal. ER. Se eu perguntar pra ele que gramática é essa, será que ele vai dizer que é a TÉCNICA?


- INTENÇÃO é fatal na comunicação – oba, um acerto


- “repertório simbólico”. ok.


- CARALHO, a questão não é essa! Vamo tomá água gente


- “FÜR ELISE é sofisticada...”


- “... claro que eu não quero matar todos os intelectuais, eu me considero entre eles, estou até fazendo doutorado...”

Sério, vou tomar água, tchau.



04.03.2009

- “as letras dão idealidade enquanto que as imagens dão realidade”

opa, que sede



*a Lari faz sociologia.

** a Ana faz geografia.

Um comentário:

Grilo disse...

Eu sempre tive a impressão de que "intelectuais" são absurdamente redundantes no que "ensinam" por uma questão de autoafirmação, já que não sabem pensar muito longe dos livros. e "o que é comunicação?" é tudo, menos o que ele estava conseguindo fazer em sala de aula, auhuauhaha