sábado, 15 de novembro de 2008

O problema do blog abandonado no Brasil.

Por Felipe Grilo.

É um sério caso na sociedade brasileira a realidade do blog abandonado. Muitos dos maltratos a blogs se devem à falta de tempo - pois seus pais trabalham muito - à falta de recursos para alimentá-lo, a falta de cuidados com o seu desenvolvimento e de atenção com seu futuro, se tornando os principais fatores para o crescimento deste índice preocupante que mancha o Brasil.

Mesmo com o Estatuto do Blog e da Homepage (que eu acabei de inventar) e com o esforço conjunto de tantos autores, o problema parece estar longe de terminar. Temos vários meios de comunicação na era atual, mas a morosidade é grande na vida do ser humano moderno e, assim, muitos blogs recém-nascidos e abandonados sobrevivem em condições alarmantes de falta de assunto.

(Ou ninguém aqui leu blogs que falam do que o autor comeu no almoço?)

Outro fator importante é a pobreza de conteúdo que cresce desordenadamente nos subúrbios e nas periferias da grande rede, fazendo com que o blogueiro poste vídeos do youtube que todo mundo já viu, ou montagens de fotos que não possuem mais graça. Em contrapartida há o blogueiro que, não suportando tais condições de subsistência, abandona seu blog nos servidores por um tempo e acaba esquecendo a senha – como já aconteceu comigo. O autor fica preso para o lado de fora e vê seu endereço totalmente desamparado, até que alguém de bom coração entra em contato com o servidor e assume o blog junto à responsabilidade de criar, ensinar e ajudar.

No entanto, na maioria dos casos o resultado é um número ainda maior de blogs largados pela blogosfera, falando com estranhos, se drogando, pedindo comentários para sobreviver, dormindo ao relento em nossos Favoritos e, pior, transformando-se em marginaizinhos 2.0 ao virar diretório para vírus e DSTs que vão f**** o seu computador.

O mais triste é que, dentre tantos blogs sem destino nesta vida, muitos deles possuem um potencial a ser lapidado e poderiam se transformar em celebridades de talento maduro, conteúdo apreciado pela high-society virtual, e muito populares no futuro. Isso, se fossem incentivados a freqüentarem a escola e conseguissem um lugar no Google Adsense.

Por tudo isso, é preciso muito empenho das autoridades para criar ações de incentivo, informar e ensinar a população a apreciar um blog. Além disso, é preciso mostrar o problema como ele é, assim como é preciso consciência para combatê-lo com medidas concretas. Só assim acabaremos com o abandono de blogs.

2 comentários:

Cri disse...

hahaha dá licença pra eu ir ali vestir a carapuça.

Grilo disse...

uahuahhauuha,relaxa cri... tsc, como se eu não me incluisse na história!