sexta-feira, 10 de outubro de 2008

As meninas

Com a proximidade do Dia das Crianças me dei conta que, entre as muitas expectativas que tenho e sinto em relação ao fato de me tornar mãe, a de fazer uma espécie de retorno à infância é uma das que mais enchem meu coração de alegria. Nesse sentido, ser mãe de uma menina é a suprema felicidade. Mal vejo a hora de ajeitar no chão da sala minha coluna cansada, que passa os dias a tentar se endireitar diante do computador, e enfileirar blocos de Lego. Desestressar das três horas diárias de trânsito assistindo Cinderela e Alice no País das Maravilhas, apertar barrigas de ursos de pelúcia para ouvir a voz deles, tirar o salto e costurar roupinhas, montar uma passarela de Barbies, contar histórias com finais felizes, enrolar massinha de modelar, fazer comidinha de mentirinha e, acima de tudo, ensinar uma boneca linda, de verdade, de carne e osso, a brincar e a se divertir.
Pode parecer ingênuo (a gravidez dá doçura até às almas mais inquietas como a minha), mas outro dia, depois de lidar com uma situação digna de fazer o diabo desistir de amassar o pão, dessas que só servem para mostrar o quanto as pessoas são capazes de descer até o nível mais baixo possível por causa de dinheiro, senti vontade de… pintar. Senti vontade de comprar um desses livrinhos com desenhos de princesas para colorir – com muito cor-de-rosa, é claro - e esquecer da vida. À noite, ao deitar, também senti de vontade de remexer as sacolas com o enxoval da Maria Eduarda e desembrulhar o ursinho que uma amiga do Fernando deu para ela. Justo eu, que nunca gostei de dormir abraçada a bichinhos ou travesseiros… Queria, não sei como, reviver a inexperiência, a ignorância e a sensação de pisar no terreno macio que é a infância.
Acho que estou virando criança de novo, voltando às raízes, desejando resgatar de algum lugar dentro de mim aquela menina de maria-chiquinha torta e olhos grandes, preparando-a para receber com todo o amor e o carinho do mundo a menina bonita, que tanta “arte” já faz na minha barriga, que vem por aí. Essas meninas vão se divertir muito juntas.
E quer saber? Vou nos(me) dar um presente de Dia dos Crianças. Se é para começar a brincar, que seja logo!

Nenhum comentário: