segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Carma.

Por Sergio Faria.

Já faz algum tempo que não vou num shoping “bater perna” e comer num mac'donalds ou habib's da vida. É legal porque saio da rotina, as crianças se distraem, vejo gente bonita (oh céus! como tem gente bonita! passo vontade!) e como um bigmac. Nesse fim de semana fui e na ida mais uma vez fiquei meio mal ao ver algumas crianças vendendo coisas nos sinais. Sou urbano desde sempre e essa cena é comum nas grandes cidades mas ainda não consegui me acostumar com isso. E como eu tenho três pequenas, isso me incomoda demais e por um momento imagino minhas filhotas naquela situação. É de cortar o coração ver aquelas crianças em pleno sábado a noite num frio de lascar ali na rua se sacrificando por uma ninharia. Não ligo pra dinheiro mas nessas horas tenho muita vontade de ter grana pra tirar aquela molecadinha dali e investir na sua educação além de dar um suporte pro pais. É muito complicado e sei que é uma utopia resolver esse problema. Sei que existe muita gente nessa situação e por vários motivos. Mas se eu conseguisse mudar a vida de duas ou três famílias, já me sentiria melhor. Antigamente eu sofria muito quando via famílias inteiras ao relento. Morei no centro de São Paulo uma época e sempre cruzava com aquele pessoal nas calçadas. Eu andando a noite, bem agasalhado por causa do inverno rigoroso e via aquela turma se ajeitando com papelões, zinco e alguns trapos. Era foda ver os miúdos naquele sofrimento, mal agasalhados e encardidos. Em casa, debaixo de uma coberta bem quentinha, eu ficava pensando naquelas crianças passando frio e fome. Depois de algum tempo, quando comecei a "entender" como funcionava a natureza divina ao deixar sofrer pessoas tão indefesas, relaxei. Estudei sobre o carma e isso me deixou mais conformado com aquelas "injustiças". Como assim? Se aquelas crianças estão ali passando por tudo aquilo e a gente tá numa boa nesse momento, isso significa que temos nossos méritos e elas, que em algum momento de suas outras existências aprontaram muito, agora estão sofrendo pra pagar as suas atrocidades. Quem não conhece o espiritismo e não aceita a reencarnação vai falar que eu tô viajando. Tudo bem. Então me expliquem o porque dessas "injustiças". Me expliquem porque crianças inocentes são molestadas, espancadas, jogadas pela janela, queimadas e esquartejadas? Me expliquem porque crianças nascem doentes, com aids ou outras doenças, sofrem e depois morrem? Qual o sentido? Deus é sádico? Eu acredito em reencarnação, sempre acreditei, só que não conhecia profundamente. E se eu não acreditar nisso, vou pirar. Vou começar a achar que Deus não existe. Apesar de compreender o porque de tanta desigualdade social e tanto sofrimento dessa criançada que não teve tempo de fazer mal a ninguém, não consigo ficar indiferente quando vejo os pobrezinhos nos sinais. Minhas filhas olham e perguntam. Tento explicar. Elas ficam comovidas mas não tem dimensão nenhuma daquilo. Passeio no shoping , curto aquele ambiente bonito e como o meu bigmac sem nenhum sentimento de culpa como antes. Mas ainda é doloroso ver os menores naquela situação. Fico angustiado na hora e quase desisto de fazer o meu passeio, mas depois que entro no shoping e vejo o contraste, lembro da lei do carma e desencano. É a vida.

Nenhum comentário: